Sunday, April 15, 2018

Receita de "famiglia": Berinjela Calabresa à Emília Salituri . Porque se comida de vó é boa, imagina de bisavó ?

Berinjela é um alimento não admirado por muita gente.

Existem diversas formas de se preparar uma berinjela.
Ao forno com queijo parmesão e orégano, frita em frigideira com alho e azeite, etc.
Eu como de tudo um pouco, mas confesso que não sou um dos maiores admiradores de berinjela.
Mas ... Como todos nós gostamos de coisas gostosas, deixarei nesse post uma autêntica herança de 'famiglia" e por que não dizer, um patrimônio histórico da "Famiglia Salituri".

Esta receita já foi postada num outro blog,a alguns anos atrás por uma pessoa que conheci, que conheceu minha família e diga-se de passagem, fez um belo post sobre a região da Calábria, no sul da "Bota" (Itália) com uma perfeita descrição da receita , porém, como sou bisneto da pessoa que trouxe da Itália esta receita espetacular, tenho total autonomia de propagar ao Brasil e ao mundo inteiro o segredo da original berinjela à moda Italiana.

Primeiramente, quem foi Emília Salituri ?

Foi minha bisavó materna.
Filha do casal Angelina e Salvatore Salituri, pescador de ofício, desembarcados na Praça XV, Centro do Rio de Janeiro , talvez no início do século XX (as fontes são poucas).
Analfabeta, chegou a ser costureira do Exército Brasileiro, tomava banho de mar na Praia de Santa Luzia quando morava naquela região central do Rio, mãe de três filhos: Laura (minha querida,idolatrada e saudosíssima avó)e tios Jorge e Pedro.
Foi prima de Abraão Salituri ( o mais famoso da família), atleta de esportes náuticos (natação e remo) que foi um dos componentes da primeira delegação Brasileira em olimpíadas, nos jogos de Antuérpia, em 1920.
Avó autêntica Italiana do sul da Itália, região da Calábria. Batalhadora, mas ao mesmo tempo braba,"carinhosa" como um coice de mula, daquelas que xingava e colocava apelido nos netos, como: Tísica (minha mãe, porque ela era magra igual uma tuberculosa), vaca e Olho de boi, meus tios. Isso porque eram netos, imagine se não fossem. E em suma , uma exímia cozinheira, como toda Italiana "raiz".
A receita passou pra filhos, netos, mas dos netos, o que melhor manteve a forma de preparar essa delícia, foi meu tio Paulo, embora minha mãe também faça uma muito boa.

Mas vamos a receita, porque quem tem fome, tem pressa...

4 kg de berinjela. 

Descascá-las e cortar em cubinhos.
Lavar bem no escorredor para retirar o máximo de sementes.
Cozinhar em uma panela com água, sal e três folhas de louro, por vinte minutos.
Após, escorrer a água deixando a berinjela no escorredor por uns trinta minutos, com um prato por cima, para extrair toda a água.
A seguir, temperar e conservar na geladeira.

Temperos 


1 cebola média
½ pimentão vermelho
1 pimenta dedo de moça, sem as sementes
2 dentes de alho grandes
½ molho de salsa e cebolinha
3 colheres. de alcaparras
½ xícara de azeitonas verdes
4 colheres  de orégano
4 colheres de vinagre
Sal a gosto
Azeite extra virgem a vontade

Obs: Os ingredientes do tempero devem estar bem picadinhos.

E, por fim, uma sugestão pessoal: Corte pães frescos em fatias pra comer com esta pasta de berinjela acompanhado de uma cerveja bem gelada, numa tarde de sábado ou domingo.


((FICO DEVENDO A IMAGEM DESSA IGUARIA))





No comments:

Post a Comment